sexta-feira, 20 de maio de 2011

Boas Praticas - Motoqueiro P****



Bom dia a todos.
Pra quem não sabe sou o mais novo motoqueiro porra!! da baixada santista.
E como todo bom programador não perdemos a mania de buscar as "boas praticas de programação" na liguagem nova.
No caso o bom uso da motocicleta.

Foi então que me deparei com a pagina da prefeitura de Paulinia, interior de São Paulo.
Onde eles tem em sua home uma grande quantidade de informações de Segurança, entre ele este
voltado aos condutores de veiculos automotores.

Achei muito interessante e resolvi repassar a mensagem:

Aos Motoqueiros Porra :

ORIENTAÇÕES E CUIDADOS
A) OLHOS.
Nunca fixe os olhos num único ponto, mas fique atento a todo o seu campo
visual. Desta forma você poderá reagir rapidamente a qualquer imprevisto.
B) OMBROS.
Mantenha os ombros relaxados.
C) MÃOS.
Segue com naturalidade a parte central das manobras de comando, com os
pulsos levemente abaixados. ( aproximadamente 120º ).
D) COTOVELOS.
Mantenha os cotovelos levemente dobrados com naturalidade.
E) QUADRIS.
Se os quadris estiverem muito para frente ou para trás,suas reações para
mudança de direção serão mais lentas.
F) JOELHOS.
Aperte os joelhos contra o tanque de combustível, se não fizer assim,
perderá o equilíbrio e o controle da motocicleta.
G) Pés.
Mantenha sempre o salto dos sapatos apoiado firmemente sobre as
pedaleiras centrais, em posição paralela à motocicleta e pronto para
aplicar o freio ou câmbio a qualquer momento.
H) CAPACETE.
A maioria dos acidentes fatais de trânsito é causada,
principalmente por lesões sofridas na cabeça. Por isso, utilize sempre o
capacete quando estiver dirigindo, mesmo que seja apenas para dar uma volta no
quarteirão.
I) VESTIMENTA ADEQUADA.
Para dirigir, use uma roupa que cubra a maior parte do corpo, de
preferência com mangas compridas. A roupa deve ajustar-se
ao corpo,
porém, tem que permitir liberdade de movimentos.
J) LUVAS.
Tanto no frio como no calor é aconselhável o uso de luvas, no inverno,
evitam o congelamento das mãos e, no verão, dão mais segurança no
controle do acelerador, da embreagem e do freio.
K) SAPATOS.
Use sapatos ou botas de couro resistente. Evite sandálias ou sapatos de
lona. E jamais use chinelos ou calçados de salto, que atrapalham a
freagem e as mudanças de marchas.

MUITO CUIDADO QUANDO FREAR

APLICAÇÃO DO FREIO E DISTÂNCIA DE FREAGEM

Freando apenas com o freio traseiro
* Propensão à derrapagem

Freando apenas com o freio dianteiro
* Propensão à perder o controle da moto

Freando ao mesmo tempo com o freio dianteiro e traseiro
* Parada estável, na menor distância


FREANDO COM O MOTOR
Ao mudar para uma velocidade inferior, volte o acelerador, com isso, a compressão da motor
agirá como freio. Ao desembrear você anulará a ação do freio motor.

FREIO DIANTEIRO:
É muito importante acionar tanto o freio dianteiro como o traseiro com a
mesma pressão e ao mesmo tempo. O freio dianteiro, localizado na mão
direita, tem maior potência de freagem; ao acioná-lo, a inércia age sobre a
roda da frente, produzindo maior aderência dela à superfície do terreno.

FREIO TRASEIRO:
O freio traseiro, localizado no pé direito, tem potência menor de
freagem. Deve-se ter cuidado ao acioná-lo, pois a pressão violenta poderá
bloquear a roda.


ATENÇÃO AO FAZER AS CURVAS.

Inclinação Coordenada.
Esta é a forma em que tanto o condutor quanto a máquina se inclinam num
mesmo angulo. A postura é natural, permitindo ao condutor o controle completo
da motocicleta.

Inclinação Interna.
O ângulo de inclinação do corpo do condutor é maior que o da máquina. Como
a moto apresenta um pequeno ângulo de inclinação, a aderência é boa.

Inclinação Externa.
Nesta forma, o ângulo de inclinação da máquina é maior que o corpo do
condutor. Assim o ângulo de inclinação é tão grande que facilita os desvios.

A CURVA PASSO A PASSO

ATENÇÃO:
Não aplique os freios. Reduza a velocidade antes de entrar na curva. Aplique os
freios antecipadamente, reduzindo a velocidade. Em Seguida, reduza a marcha. Ao
entrar na curva propriamente dita, evitar usar os freios sempre que possível.

Pressione o tanque de combustível com as pernas. Pise o acelerador para controlar
a velocidade.


Atenção: Ao fazer a curva não aciona a embreagem.

LOMBADAS, ACLIVES E DECLIVES.
Não ultrapassar as lombadas.
Muito cuidado, pois pode vir um veículo em sentido contrário.
Suba e desça na mesma marcha.

CUIDADO COM A CHUVA.
1- Guarde sempre boa distância entre a sua motocicleta e o veículo à sua frente. É
necessário manter o dobro da distância observada em dias de sol.

2- A chuva diminui a visibilidade. Por isso, reduza velocidade e use óculos. É
preciso que você possa ver os veículos à sua frente ou uma pessoa atravessando
a rua.

3- Ao entrar numa curva, reduza a velocidade pois é extremamente arriscado
aplicar os freios no meio dela.

CUIDADO COM OS PONTOS CEGOS.
1- Nunca dirija sua moto no vácuo de caminhão, o motorista não terá nenhuma
possibilidade de vê-lo.
2- Cuidado com sua posição em relação aos veículos de quatro rodas. As colunas
traseiras limitam a visão do motorista, tanto quanto olha pelo retrovisor,
como se voltar a cabeça para trás. Ande com o farol aceso. O importante é ser visto.

NÃO SE ESCONDA ATRÁS DOS OUTROS.

É muito comum a motocicleta ficar escondida ao lado de automóvel.
Evite essa situação nos cruzamentos. Pois é natural que os demais não o vejam no
trânsito intenso.Espere o outro veículo dirigir-se ao caminho desejado
para, logo após, você tomar o seu. Redobre a atenção nos cruzamentos.

TODA A ATENÇÃO NOS CRUZAMENTOS.
A) Diminua a velocidade, para olhar bem para os lados.
B) Observe os carros que viram para o lado da sua mão de direção.
C) Observe os carros que viram obstruindo a sua frente. Lembre-se, todo cuidado é
pouco; a vida compensa todos os cuidados que se possa tomar, dirija consciente.

fonte: Prefeitura da cidade de Paulinia
http://sistemas.paulinia.sp.gov.br/defesacivil/seguranca_motociclista.aspx

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