domingo, 5 de dezembro de 2010

A História do Bluetooth


Boa Tarde galera, estudando um pouco sobre a historia do Bluetooth, uma parte do Tema da minha monografia. Tem um história muito interessante. Como eu sempre canso de ler muita coisa tecnica, eu acabo tomando muito cuidado pra tentar deixar a escrita menos cansativa. Bom vamos lá:

Em 1994, quando todos nós estávamos preocupados com a copa do Mundo, a Empresa Ericsson estava buscando uma maneira de integrar os seus dispositivos móveis através de uma rede wireless que não lhe custasse muito dinheiro. E ela encontrou através de Rádio frequência. Existe uma faixa de rádio mais barato, que é a utilizada nos aparelhos de medicina. Como todos sabemos cada empresa tem o seu padrão, seja para o que for, um grande exemplo são as entradas dos cabos de força. Algumas empresas se interessaram pela tecnologia que a Ericsson estava querendo desenvolver, e foram conversar para que se tornasse um padrão global e que todas pudessem utilizar, em troca todas as empresas ajudariam no desenvolvimento da Tecnologia. Foi então que em 1997 surgiu a SIG (Bluetooth Special Interest Group) e deram o nome de Bluetooth a tecnologia por causa dessa união das empresas fazendo uma analogia a Harald Blatand,rei da Dinamarca e da Noruega, filho de Gorm, Blatand significa em Inglês Bluetooth, em Português Dente-azul, por que ele tinha uma encrustração azulada no dente, e foi muito conhecido por unificar os povos noruegueses, dinamarqueses e diversas tribos suecas para lutar a seu favor. Os povos da época seguiam de religião Nórdica, e Harald foi convertido ao cristianismo, e colocou aos poucos o cristianismo nos povos sobre o seu dominio, sem causar muito alarde. implantando estátuas nos vilarejos. Harald morreu em um combate liderado por seu filho Svend em 958 d.C.
Na figura as pedras runicas de Gorm e Harald, sendo a maior de Harald Blatand.

Atualmente o SIG se mantém e contam com mais de 13000 membros (SIG-2010). Em 1998 quando iniciou o consorcio eram apenas 3 grandes empresas mais a Ericsson: Toshiba, IBM e Nokia.
Hoje o Bluetooth é uma tecnologia muito bem difundida, e segue com uma boa tendencia de utilização.

próximo post falaremos mais sobre a parte técnica da tecnologia.
Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário