terça-feira, 14 de julho de 2015

Diário de Manigold - D1181 - Explicando o Câncer - PokeCancer

Bom, de maneira didática e fácil de entender, imagine que você está no mundo Pokemon (da primeira temporada de preferência). E cada pokemon e seu nome peculiar e tipo refere-se a uma doença.
Por um acaso são quantos na primeira temporada?
150, 151 se contar o Mew.

Ok! Perfeito!

Pois bem imagine agora a quantidade de combinações possíveis de todos esses pokemons.

São muitos! O câncer é igual, são centenas de combinações que podem ocasionar e a grande maioria deles não se tem certeza de por que começam.
Alguns fatores são bem simples e fáceis de entender. Por exemplo:

o Koffing é o seu pokemon doença do tabagismo:



Ele vai começar pequeno e fraco, e quanto mais você treina-lo
mais forte ele vai ficar e mais tendencias a evoluir ele terá.
E vai virar um "Lindo" e venenoso Wezzing.



Pois é bem isso! As chances crescem de maneira exponencial, quanto mais vezes você o treina e por quanto tempo você o treina. Leia se quantos cigarros e a quantos anos você fuma. E claro tudo é uma questão estatística, Você tem chance de ter ou não, alguns fumam a vida inteira e com certeza tem complicações pulmonares mas não chegam a contrair as células cancerígenas.

Isso serve para quem toma muito sol, ou consome em excesso alguma substancia e por ai vai.

Mas quando realmente o câncer aparece?
Segundo o site do Instituto nacional de Cancer (INCA):

Uma célula normal pode sofrer alterações no DNA dos genes. É o que chamamos mutação genética. As células cujo material genético foi alterado passam a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados protooncogenes, que a princípio são inativos em células normais. Quando ativados, os protooncogenes transformam-se em oncogenes, responsáveis pela malignização (cancerização) das células normais. Essas células diferentes são denominadas cancerosas.

E o que define se o cancer é maligno ou benigno?
Nem concordo que benigno pode ser utilizado em conjunto com a palavra mas... quem sou eu né?!

Pois bem peguemos 2 exemplos de pokemons celulas cancerigenas:
Snorlax:

É grande , lento e pesado. 
Quanto mais come mais cresce, porém sua falta de agilidade ajuda na hora de combate-lo.
Esse é o que chamamos de benigno.

Pikachu:
Rápido, forte e procria com facilidade.
Esse é o perigo e o que chamamos de maligno.


Outra maneira que pode diferenciar os tipos além da velocidade é a capacidade de atacar orgãos e tecidos do corpo próximos a célula cancerosa, o que seria uma especie de ataque vizinho como um soco de um Hitmonchan ou um ataque a órgãos distantes como um arremesso do osso do Marowak.
E o que chamamos Metastases.




Bem, como vocês sabem, eu não sou médico e essas analogias são bobas mas condizem com a realidade. Boa parte das vezes não iremos saber o por que aconteceu, o que ocasionou ou "por que eu?" 

Existe muitas outras coisas a serem lidas a respeito e estudadas, O meio em que estamos inseridos é hoje 80% do fator que pode desencadear um câncer, hábitos alimentares, o local em que vivemos, o ar poluído, a terra mal cuidada, a radiação, morar próximo a redes de alta tensão, trabalhar com produtos químicos, excesso de medicamentos, etc etc etc. 

Mas se você chegou aqui e não foi por mera curiosidade, entre em contato. Me procura no facebook.
O fato é que já existem pessoas estudando sobre e não somo nós, talvez não agora, que temos que nos preocupar com o "por que".Daqui pra frente se preocupe em viver. Viver é importante, vencer é relativo.

Espero que tenha conseguido passar alguma informação! Abraços!




Nenhum comentário:

Postar um comentário