segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

WTF Gerações X e Y


É íncrivel como alguns assuntos simplesmente tomam conta do nosso dia-a-dia e ambientes. parece que quando aprendemos uma palavra nova essa palavra que nunca tínhamos ouvido de uma hora para outra parece brotar em todos os lugares como se estivéssemos alienados durante um tempo.
Esse negocio de baby boomers e jovens da nova geração Y para mim soava como Esoterismo.
Na minha mente : "O homem sempre tenta classificar, rotular, ele tem que dar um julgamento e começa a inventar esse monte de papagaiada".
Pois bem, assim como o esoterismo esses rótulos no fundo sempre tem uma certa coerência quer eu acredite ou não. E é assim que funciona para tudo, inclusive para a religiosidade, você acreditar em algo, ou deixar de ,não mudará a verdade seja ela qual for.
Filosofias de lado, a grande maioria de vocês assim como eu devem pertencer a geração Y, uma geração que possivelmente pra alguns sejam alvo de preconceito no trabalho. Alguns podem nos entender como imediatistas, com pouco nível de concentração, tentam fazer várias coisas ao mesmo tempo, blá blá blá. Outros então se encantam com tais habilidades e pela busca do novo e preocupação ambiental. A unica coisa que sei é que nós dessa nova geração podemos ou não sofrer por conta de qual rumo devemos tomar profissionalmente. Pra isso existem esses testes de vocação, mas um do qual sou descrente, não por achar que não funciona, pelo contrario, funciona e quem tem muitas duvidas, procure. Mas a minha descrença é quanto a necessidade, passei a interpretar de uma forma diferente essa nossa habilidade de não se preocupar em estar ou não na nossa área, buscar o melhor lugar que dê oportunidades de crescimento. Muito provavelmente a ultima coisa que eu deveria fazer é ficar a frente de um computador. Bem na nossa geração isso ja é impossível, temos acesso a tudo através dele, mas não precisaria ser programador. Eu deveria ser arquiteto, artista plastico, qualquer coisa do gênero, quase todo mundo que conheço tem inúmeras habilidades, seja no esporte, no raciocínio rápido, na musica ou no artesanato.

Mas então por que escolher uma unica profissão?Seja o que tiver vontade!
No meu caso a minha habilidade não é desenhar, é criar, resolver puzzles. Por isso cai na programação, de paraquedas e tal.

Essa nova geração não tem muito com o que se preocupar em relação a habilidades, e sempre procuram qualidade de vida. Estamos na era das mídias sociais, entre geração X e Y, uma coisa é certa, ambos precisam se relacionar. Quanto a rótulos... embora eu os abomine e  mesmo eu já tido me rotulado diversas vezes, percebo que a melhor opção é buscar o ambiente que lhe proporcione sorrisos e bem estar.
Existe a tão conhecida frase "vivendo e aprendendo".
Se você parar pra pensar essa é a grande sacada, aquele lance do ensino construtivista (o real e não o que tentamos ter nas escolas por aqui), viver, vivenciar, aprender ... no fundo a tão antiga frase sempre teve razão, então vamos viver mais e aprender com a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário